R$417,60
Essa peça (manete) evita acidentes provocados por acionamentos involuntários da cabamba.
NORMA BRASILEIRA
ABNT NBR 16141:2013
Implementos rodoviários - Sistema de travamento e levantamento
da caçamba basculante - Requisitos
1 Escopo
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos de segurança do sistema hidráulico utilizado'
em implementos rodoviários do tipo basculante objetivando evitar falha operacional e falha hidráulica.
2 Referências normativas
Os documentos relacionados a seguir são indispensáveis à aplicação deste documento. Para referência
datada, aplica-se somente a edição citada. Para referência não datada, aplica-se a edição mais recente
do referido documento (incluindo emendas)
NR 15, Diretrizes e critérios para caracterização e controle de riscos à saúde devido à exposição
a agentes nocivos.
ABNT NBR 9762, Veículo rodoviário de carga - Terminologia
ABNT NBR 11412, Implementos rodoviários - Veículos rebocados - Terminologia
3 Termos e definições
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os termos e definições das ABNT NBR 9762 e
ABNT NBR 11412, e os seguintes.
aviso de segurança adesivo com informação objetiva sobre a operação e os dispositivos de segurança, contendo
no mínimo:
* operação detalhada/forma de acionamento
advertência para que sempre seja desligada a tomada de força após a operação de basculamento ê advertência para verificar se a caixa de carga está na posição de inicial antes de movimentar
o veículo no rodapé do adesivo, a seguinte frase: "Deve ser fixado no parabrisa"
3.2
basculamento mecanismo de manipular vertical ou lateralmente a caixa de carga, visando a carga ou descaga dos produtos transportados
3.3
basculante compartimento funcional constituído de" compartimento aberto para o transporte de cargas com sistema de basculamento no sentido lateral ou traseiro para o rápido escoamento © ABNT 2013 - Todos os direitos reservados
ABNT NBR 16141:2013
caixa de carga compartimento onde a carga é armazenada para o transporte campo de visão plano imaginário localizado na região do painel do veículo, conforme Figuras 1 e 2
dispositivo de segurança primário dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária e de modo que, para o acionamento, sejam necessários dois comandos de acionamentos ou um comando de dois estágios
EXEMPLO puxa e gira, aperta e levanta
dispositivo de segurança secundário
Aviso visual e sonoro, com intuito de alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força,
sendo que o aviso visual é colocado na altura do painel e no campo visual do operador dispositivo de segurança terciário dispositivo eletrônico de controle do acionamento da tomada de força que objetiva garantir que o caminhão não passe 10 km/h com a tomada de força ligada NOTA. É permitido o acionamento da tomada de força com velocidade superior a 10 km/h, desde que o motorista esteja ciente.
falha hidráulica
movimentar a caçamba sem o consentimento do operador
3.10
falha operacional
acionamento acidental ou involuntário, distração do operador
3.11
posição inicial
quando a caixa de carga está totalmente abaixada sobre o chassi
3.12
posição neutra posição que proporciona a circulação do fluido hidráulico entre a bomba e o reservatório hidráulico,
sem que, nessa posição, a caixa de çarga se movimente
3.13
posição de retorno ou posição de descida direcionamento do fluxo de fluido hidráulico para o reservatório a partir do cilindro, proporcionando a descida da caixa de carga "
NOTA Nessa posição a tomada de força deve estar desligada.
3.14
posição de subida direcionamento do fluxo de fluido hidráulico para o cilindro a partir da bomba, proporcionando a subida
da caixa de carga
3.15
sistema de segurança tipo A
sistema sem auxílio de monitoramento eletrônico
3.16
sistema de segurança tipo B
sistema dotado de monitoramento eletrônico
3.17
tomada de força
componente usado para transferir força mecânica do motor do caminhão à bomba hidráulica
4 Requisitos de segurança
4.1 Para os veículos automotores dotados de basculante ou que operem semirreboques tipo bascu
lante, o sistema hidráulico deve utilizar o sistema de segurança tipo A ou tipo B.
NOTA Caminhão-trator não destinado a operação de basculante, sem sistema hidráulico, não necessita
dos sistemas de segurança para movimentar ou transitar o semirreboque tipo basculante.
4.2 O sistema hidráulico deve ser dotado de retorno de óleo para o reservatório, de forma a não
permitir que a caixa de carga suba quando o comando estiver na posição retorno ou neutro, com
a tomada de força acionada, independendo da rotação do motor do caminhão.
4.3 O manual de operação do sistema de basculamento deve ser obrigatoriamente fornecido junto
com o implemento e deve conter o funcionamento dos sistemas de segurança.
4.4 O aviso de segurança deve ser fixado no parabrisa.
4.5 O sistema de segurança destinado a implementos que não possuam sistema eletrônico de
controle é o tipo A. Os implementos desse tipo devem possuir os sistemas de segurança primário
e secundário.
4.6 O sistema de segurança destinado a implementos que possuam dispositivo eletrônico de
controle do acionamento da tomada de força é o tipo B. Os implementos desse tipo devem possuir
os sistemas de segurança primário e terciário.
5 Ensaio
5.1 Procedimentos gerais
5.1.1 O primeiro ensaio deve ser realizado pelo fabricante do basculante, no caso de basculante
sobre chassi, ~u'pelo instalador do conjunto hidráulico, no caso de caminhão-trator.
5.1.2 Os ensaios em caminhão-trator devem ser realizados com um semirreboque tipo basculante
acoplado. O semirreboque pode ser substituído por uma bancada de ensaio que simule o semirreboque.
5.1.3 Os demais ensaios devem ser executados com periodicidade de um ano em implementos tipo
basculante em uso.
5.1.4 Os implementos devem ser ensaiados de acordo com o tipo do sistema de segurança para
o qual foi projetado, tipo A ou tipo B.
5.1.5 Verificar se o acionamento da tomada de força foi feito através de dois estágios ou dois" "
comandos.
5.1.5.1 Com a caixa de carga na posição inicial e a tomada de força ligada, posicionar o comando
em posição neutra e manter o motor ~ % da rotação máxima por 10 s. É considerado aprovado .r ,
o implemento que não movimentar a caixa de carga. O ensaio deve ser realizado duas vezes.
5.1.5.2 Com a caixa de carga na posição inicial e a tomada de força ligada, posicionar o comando
em posição de descida e manter o motor a 2 000 RPM por 10 s. É considerado aprovado o implemento
que não movimentar a caixa de carga. O ensaio deve ser realizado duas vezes.
5.1.5.3 Verificar se o aviso visual está no campo de visão do motorista e se o aviso sonoro está
posicionado no interior da cabine. -
5.2 Procedimentos específicos para implementos dotados de sistema de segurança.
do tipo A
5.2.1 Verificar a existência da lâmpada do aviso visual, a qual deve permanecer acesa enquanto
a tomada de força estiver acionada. A intensidade do aviso visual deve ser equivalente à intensidade
dos avisos de advertência do veículo.
5.2.2 Verificar a existência do aviso son01J2:.. Enquanto a tomada de força estiver acionada, o aviso
sonoro deve estar ligado e de acordo com a NR 15.
5.3 Procedimentos específicos para implementos dotados de sistema de segurança
do tipo B
(Com a tomada de força ligada, movimentar o veículo, procurando atingir velocidades acima de)
10 kmlh. É aprovado o veículo que desacionar a tomada de força ou limitar a velocidade em 10 km/h.
Anexo A
(informativo)
Campo de visão
Painel
Figura A.1 - Vista frontal do campo de visão
Região - A
Figura A.2 - Vista lateral do campo de visão
NORMA BRASILEIRA
ABNT NBR 16141:2013
Implementos rodoviários - Sistema de travamento e levantamento
da caçamba basculante - Requisitos
1 Escopo
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos de segurança do sistema hidráulico utilizado'
em implementos rodoviários do tipo basculante objetivando evitar falha operacional e falha hidráulica.
2 Referências normativas
Os documentos relacionados a seguir são indispensáveis à aplicação deste documento. Para referência
datada, aplica-se somente a edição citada. Para referência não datada, aplica-se a edição mais recente
do referido documento (incluindo emendas)
NR 15, Diretrizes e critérios para caracterização e controle de riscos à saúde devido à exposição
a agentes nocivos.
ABNT NBR 9762, Veículo rodoviário de carga - Terminologia
ABNT NBR 11412, Implementos rodoviários - Veículos rebocados - Terminologia
3 Termos e definições
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os termos e definições das ABNT NBR 9762 e
ABNT NBR 11412, e os seguintes.
aviso de segurança adesivo com informação objetiva sobre a operação e os dispositivos de segurança, contendo
no mínimo:
* operação detalhada/forma de acionamento
advertência para que sempre seja desligada a tomada de força após a operação de basculamento ê advertência para verificar se a caixa de carga está na posição de inicial antes de movimentar
o veículo no rodapé do adesivo, a seguinte frase: "Deve ser fixado no parabrisa"
3.2
basculamento mecanismo de manipular vertical ou lateralmente a caixa de carga, visando a carga ou descaga dos produtos transportados
3.3
basculante compartimento funcional constituído de" compartimento aberto para o transporte de cargas com sistema de basculamento no sentido lateral ou traseiro para o rápido escoamento © ABNT 2013 - Todos os direitos reservados
ABNT NBR 16141:2013
caixa de carga compartimento onde a carga é armazenada para o transporte campo de visão plano imaginário localizado na região do painel do veículo, conforme Figuras 1 e 2
dispositivo de segurança primário dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária e de modo que, para o acionamento, sejam necessários dois comandos de acionamentos ou um comando de dois estágios
EXEMPLO puxa e gira, aperta e levanta
dispositivo de segurança secundário
Aviso visual e sonoro, com intuito de alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força,
sendo que o aviso visual é colocado na altura do painel e no campo visual do operador dispositivo de segurança terciário dispositivo eletrônico de controle do acionamento da tomada de força que objetiva garantir que o caminhão não passe 10 km/h com a tomada de força ligada NOTA. É permitido o acionamento da tomada de força com velocidade superior a 10 km/h, desde que o motorista esteja ciente.
falha hidráulica
movimentar a caçamba sem o consentimento do operador
3.10
falha operacional
acionamento acidental ou involuntário, distração do operador
3.11
posição inicial
quando a caixa de carga está totalmente abaixada sobre o chassi
3.12
posição neutra posição que proporciona a circulação do fluido hidráulico entre a bomba e o reservatório hidráulico,
sem que, nessa posição, a caixa de çarga se movimente
3.13
posição de retorno ou posição de descida direcionamento do fluxo de fluido hidráulico para o reservatório a partir do cilindro, proporcionando a descida da caixa de carga "
NOTA Nessa posição a tomada de força deve estar desligada.
3.14
posição de subida direcionamento do fluxo de fluido hidráulico para o cilindro a partir da bomba, proporcionando a subida
da caixa de carga
3.15
sistema de segurança tipo A
sistema sem auxílio de monitoramento eletrônico
3.16
sistema de segurança tipo B
sistema dotado de monitoramento eletrônico
3.17
tomada de força
componente usado para transferir força mecânica do motor do caminhão à bomba hidráulica
4 Requisitos de segurança
4.1 Para os veículos automotores dotados de basculante ou que operem semirreboques tipo bascu
lante, o sistema hidráulico deve utilizar o sistema de segurança tipo A ou tipo B.
NOTA Caminhão-trator não destinado a operação de basculante, sem sistema hidráulico, não necessita
dos sistemas de segurança para movimentar ou transitar o semirreboque tipo basculante.
4.2 O sistema hidráulico deve ser dotado de retorno de óleo para o reservatório, de forma a não
permitir que a caixa de carga suba quando o comando estiver na posição retorno ou neutro, com
a tomada de força acionada, independendo da rotação do motor do caminhão.
4.3 O manual de operação do sistema de basculamento deve ser obrigatoriamente fornecido junto
com o implemento e deve conter o funcionamento dos sistemas de segurança.
4.4 O aviso de segurança deve ser fixado no parabrisa.
4.5 O sistema de segurança destinado a implementos que não possuam sistema eletrônico de
controle é o tipo A. Os implementos desse tipo devem possuir os sistemas de segurança primário
e secundário.
4.6 O sistema de segurança destinado a implementos que possuam dispositivo eletrônico de
controle do acionamento da tomada de força é o tipo B. Os implementos desse tipo devem possuir
os sistemas de segurança primário e terciário.
5 Ensaio
5.1 Procedimentos gerais
5.1.1 O primeiro ensaio deve ser realizado pelo fabricante do basculante, no caso de basculante
sobre chassi, ~u'pelo instalador do conjunto hidráulico, no caso de caminhão-trator.
5.1.2 Os ensaios em caminhão-trator devem ser realizados com um semirreboque tipo basculante
acoplado. O semirreboque pode ser substituído por uma bancada de ensaio que simule o semirreboque.
5.1.3 Os demais ensaios devem ser executados com periodicidade de um ano em implementos tipo
basculante em uso.
5.1.4 Os implementos devem ser ensaiados de acordo com o tipo do sistema de segurança para
o qual foi projetado, tipo A ou tipo B.
5.1.5 Verificar se o acionamento da tomada de força foi feito através de dois estágios ou dois" "
comandos.
5.1.5.1 Com a caixa de carga na posição inicial e a tomada de força ligada, posicionar o comando
em posição neutra e manter o motor ~ % da rotação máxima por 10 s. É considerado aprovado .r ,
o implemento que não movimentar a caixa de carga. O ensaio deve ser realizado duas vezes.
5.1.5.2 Com a caixa de carga na posição inicial e a tomada de força ligada, posicionar o comando
em posição de descida e manter o motor a 2 000 RPM por 10 s. É considerado aprovado o implemento
que não movimentar a caixa de carga. O ensaio deve ser realizado duas vezes.
5.1.5.3 Verificar se o aviso visual está no campo de visão do motorista e se o aviso sonoro está
posicionado no interior da cabine. -
5.2 Procedimentos específicos para implementos dotados de sistema de segurança.
do tipo A
5.2.1 Verificar a existência da lâmpada do aviso visual, a qual deve permanecer acesa enquanto
a tomada de força estiver acionada. A intensidade do aviso visual deve ser equivalente à intensidade
dos avisos de advertência do veículo.
5.2.2 Verificar a existência do aviso son01J2:.. Enquanto a tomada de força estiver acionada, o aviso
sonoro deve estar ligado e de acordo com a NR 15.
5.3 Procedimentos específicos para implementos dotados de sistema de segurança
do tipo B
(Com a tomada de força ligada, movimentar o veículo, procurando atingir velocidades acima de)
10 kmlh. É aprovado o veículo que desacionar a tomada de força ou limitar a velocidade em 10 km/h.
Anexo A
(informativo)
Campo de visão
Painel
Figura A.1 - Vista frontal do campo de visão
Região - A
Figura A.2 - Vista lateral do campo de visão